Hospedagens Som das Águas
Alto Caparaó, segunda-feira, 21 de agosto de 2017
Skip Navigation LinksHome : Picos : Pico do Cristal

Pico do Cristal

Turismo nas Montanhas

O Pico do Cristal é a montanha mais alta localizada inteiramente dentro do território de Minas Gerais, já que os demais picos mais altos do Estado estão na fronteira com o Espírito Santo (Pico da Bandeira e Pico do Calçado), São Paulo (Pedra da Mina) ou no Rio de Janeiro com o Pico das Agulhas Negras.

O Pico do Cristal localiza-se na Serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó, no município de Alto Caparaó, e apresenta como coordenadas geográficas 20º 26' 37" de latitude sul e 41º 48' 42" de longitude oeste.

A fronteira capixaba e o Pico da Bandeira, terceira montanha mais alta do Brasil e a mais alta da Região Sudeste, estão poucos quilômetros a leste, e os picos são visíveis entre si, ou seja, o Pico do Cristal localiza-se nas proximidades do Pico do Calçado e do Pico da Bandeira.

Pico do Cristal Pico do Cristal Pico do Cristal

Até pouco tempo atrás, o Pico do Cristal era considerado a 5ª montanha mais alta do Brasil, com 2.780 metros. Posteriormente com a criação do Projeto Pontos Culminantes, outra medição apontou o cume do pico 2.769,76 metros, o que coloca o Pico do Cristal como a 9ª montanha mais alta do país. Porém, o IBGE ainda não confirmou oficialmente como picos independentes dois cumes adjacentes ao vizinho Pico do Calçado: o chamado "Pico 2", com 2.849 metros, e o Pico do Calçado-Mirim, com 2.818 metros.

O Pico do Cristal é um ponto maciço que possui essa denominação devido à suas abundantes formações rochosas de quartzo, no qual apresenta paisagens de extrema beleza, sendo considerado por alguns o local mais impressionante que o próprio Pico da Bandeira, onde a vegetação é formada basicamente por bromélias e lírios sobre afloramentos rochosos, sendo o local parte da zona de maiores altitudes do Parque, e sua trilha é relativamente fácil e bem demarcada, coberta com vegetação de médio e pequeno porte, à cerca de 100m a menos que o Pico da Bandeira.

Pico do Cristal Pico do Cristal Pico do Cristal

Para acessar o Pico do Cristal deve-se tomar o caminho que parte da porção final da trilha que leva ao Pico da Bandeira. É um percurso não delimitado ou marcado pelo uso, a não ser pela proliferação de amontoados de pedras colocados pelos visitantes, com o intuito de sinalizarem o caminho. Devido à grande quantidade de diferentes intervenções, no entanto, este método serve mais para confundir os excursionistas que não tem conhecimento da região, portanto, se você pretente conhecer os Picos da região da Serra do Caparaó, consulte a nossa página de guias de turismo para solicitar o acompanhamento de guias experientes que conhecem as regiões do Parque Nacional do Caparaó.

Para quem parte do acampamento da Tronqueira, em Minas Gerais, sobe-se a trilha em direção ao Pico da Bandeira, onde, próximo deste, segue-se ao sul para o Pico do Calçado e depois para o oeste.

Pico do Cristal Pico do Cristal Pico do Cristal

Já para quem está vindo pelo lado da Casa Queimada pode chegar ao Pico do Cristal subindo a trilha para o Pico da Bandeira e seguir a leste antes de subir o Pico do Calçado. Do seu cume é possível avistar o imponente Pico da Bandeira, com seu característico abismo em um lado e encostas mais suaves no outro.

A primeira parte do percurso passa por campos rupestres em local que é praticamente plano e de fácil transposição. Parte deste trajeto possui vegetação de campos alagados sobre solo de turfa, que permanece alagada grande parte do ano e é, portanto, bastante sensível aro pisoteamento, sendo que após este local existem três pequenas lagoas naturais (as Três Lagoas), onde se formam lâminas de gelo nos períodos mais frios.

Pico do Cristal Pico do Cristal Pico do Cristal

Logo após as Três Lagoas existe uma outra porção do trajeto em laje de pedra plana e de fácil transposição, seguida por uma pequena descida, e depois inicia-se à subida que passa por lajes de pedra íngremes e lisas de acesso difícil e bastante perigoso.

O caminho é visitado para recreação especialmente por pessoas que ficam nos acampamentos da Tronqueira, Terreirão, Casa Queimada e Macieira, mas apenas pelos excursionistas mais experientes, devido à não marcação do local e também à dificuldade de transposição do trajeto final, portanto, se você não conhecia a região, é altamente recomendado o acompanhamento de guias turísticos no Parque Nacional do Caparaó.

Acampamento da Macieira Acampamento da Casa Queimada Acampamento da Tronqueira Acampamento do Terreirão
Acampamento da Macieira Acampamento da Casa Queimada Acampamento da Tronqueira Acampamento do Terreirão

Se você gostou de saber sobre a nossa proximidade com três dos 10 picos mais altos do Brasil, e ainda quer saber mais sobre isso, e/ou apenas procura momentos de lazer ou esportes radicais, então, aproveite para se hospedar conosco! Nossa localização é estratégica para quem quer se deslocar e conhecer a cidade de Alto Caparaó, e outros pontos turísticos do Parque Nacional do Caparaó.

Chalé Localização Pousada
Chalé Localização Pousada

Desde já agradecemos a sua visita em nosso site! Venha conhecer a Hospedagens Som das Águas na cidade de Alto Caparaó em Minas Gerais, visite-nos! Faça o trekking no Pico da Bandeira, no Pico do Cristal, no Pico do Calçado e muitos outros lugares para superar seus limites e entrar em contato direto com a natureza!

Ir para o Topo da página

Skip Navigation LinksHome : Picos : Pico do Cristal