Hospedagens Som das Águas
Alto Caparaó, quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Skip Navigation LinksHome : Montanhismo

Montanhismo na Serra do Caparaó

Montanhismo

O turismo de montanha ocorre em regiões montanhosas e é muito procurado por turistas do mundo todo. Estes turistas buscam áreas com muito verde, ar puro e clima típico da região.

Ao se hospedar na Hospedagens Som das Águas você poderá também solicitar guias de turismo para realizar o treeking e muitas outras atividades de aventura ao redor do Parque Nacional do Caparaó nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

O turismo de montanha é voltado para a exploração de valores da natureza como, por exemplo, vegetação e cachoeiras, e nessa região, alguns esportes estão associados ao turismo de montanha, dos quais podemos citar: trekking, escalada, montanhismo, rapel e arborismo na região da Serra do Caparaó.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

As serras do Caparaó, oferecem a oportunidade de tirar o fôlego para os turistas em apaixonante rotas de trekking, pois, na ampla área do Parque Nacional do Caparaó existem possibilidades ilimitadas para trekking, montanhismo, caminhadas turísticas, cachoeirismo e passeios nas áreas de lazer e turismo.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

Dentro deste cenário sedutor, as regiões do Vale Verde, Vale Encantado, Pedra Menina, diversas cachoeiras e muitos outros, ocupam o lugar central, com pontos de interesse especial para o trekker...

Caminhada nas Montanhas Caminhada no Vale Verde Caminhada nas Montanhas

Na Serra do Caparaó o entusiasta do Trekking também pode explorar a beleza áspera das montanhas altas com lindas cachoeiras em cascata que proporcionam momentos de beleza e tranquilidade.

Experimente a emoção da aventura pura realizando o trekking nas áreas do Parque Nacional do Caparaó em meio a vários lugares lindos da Serra do Caparaó.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

As baixas temperaturas, as lindas paisagens da neve sobre as montanhas e a prática de esportes no gelo atraem milhares de turistas. O clima frio, associado ao conforto de Chalés e Pousadas com lareira, atraem casais em busca de um clima romântico.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Conforme orientação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/DF), o turista deverá efetuar reservas para visitas e acampamentos no Parque Nacional do Caparaó.

Ao se hospedar na Hospedagens Som das Águas você poderá saber maiores detalhes sobre os melhores períodos para atividades no Parque Nacional do Caparaó.

Normalmente, a temporada de trekking no Parque inicia-se em maio, quando começa a esfriar, e termina em fins de setembro quando começa a esquentar, o que não quer dizer que não se aproveitem as “brechas” de tempo fora de temporada.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

As trilhas mais longas devem ser super bem preparadas para evitar problemas desconhecidos. As trilhas com duração de um dia tem melhores chances de aproveitarem as “brechas” de tempo, devendo-se sempre, analisar a possibilidade climática.

O parque aconselha que todas as subidas sejam feitas na época certa da temporada, pois assim não ocorre riscos ocasionados pela chuva, neblina, ventos, tempestades ou outros eventos climáticos inesperados da natureza.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

A Hospedagens Som das Águas reserva a si o direito de “abortar” a expedição, caso as condições climáticas venham a se tornar muito desfavoráveis e passem a ameaçar a segurança do grupo, não abriremos mão de nossa segurança, que fique bem claro.

Se a expedição for abortada, depois de efetuada metade do percurso, o pagamento do passeio será integral, caso contrário o grupo arca apenas com as despesas do dia em questão e os anteriores.

Por Minas Gerais o acesso é feito pela portaria da cidade de Alto Caparaó e Pelo Espírito Santo no distrito de Pedra Menina em Dores do Rio Preto.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

O trekking no Pico da Bandeira pode ser realizado tanto a noite como ao dia. A subida até o ponto culminante do pico permite assistir o belo espetáculo do nascer do sol em grandes altitudes, logo após, um mar de nuvens compõe um visual deslubrante, maravilhoso, lindo, com 360º graus contornando um panorama ocupado por montanhas a perder de vista.

Caso você faça a subida diurna ao Pico da Bandeira, saiba que este roteiro tem uma duração média de 8 horas, portanto, a saída do Acampamento da Tronqueira, local até onde vai o carro a 2.000 metros de altitude, é ás 8 horas da manhã, prevendo-se uma passagem rápida pelo Acampamento do Terreirão, que é o campo-base do Pico da Bandeira por volta das 10 horas. O pico é atingido ao meio dia e meio, e o retorno para o acampamento da Tronqueira se dá em torno das 16 horas...

A subida até os 2.890 metros do Pico da Bandeira, inicia-se com uma caminhada moderada e termina puxada na parte final e mais íngreme.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

Se você for fazer a subida noturna ao Pico da Bandeira, então, almoce ao meio dia na Hospedagens Som das Águas, e a saída do Acampamento da Tronqueira é por volta das 14 horas, portanto, em duas horas de caminhada chega-se ao Acampamento do Terreirão.

Caso queira subir à noite e esteja com neblina espessa ou chovendo, pense duas vezes! Muitas pessoas especialistas e turistas quase se perderam no Parque. Não saia com um tempo ruim, proteja você e sua equipe ao realizar o Trekking!

Se for acampar no Acampamento do Terreirão saia do Acampamento da Tronqueira no máximo 15:00 para chegar lá ainda de dia, visto que a partir da Acampamento da Tronqueira são 9 quilômetros de uma trilha parcialmente desmarcada. Pode-se subir com mulas auxiliando o carregamento das mochilas até a base do Pico. Do acampamento da tronqueira até o acampamento de terreirão temos uma distância de aproximadamente 3,7 km.

Tronqueira Tronqueira Tronqueira

A partir do Acampamento da Tronqueira, são 9 quilômetros de uma trilha parcialmente desmarcada. Não é mais permitido subir com mulas auxiliando o carregamento das mochilas até a base do Pico. Do acampamento da tronqueira até o Acampamento do Terreirão temos uma distância de aproximadamente 3,7 km.

A vegetação quase sempre é muito baixa, permitindo uma boa visão da trilha. Se você se não achar mais as faixas amarelas e se perder, não se desespere! Volte pelo mesmo caminho até achar a faixa amarela.

Leve várias blusas, luvas, toucas e chocolate quente fazem parte da noite lá. E se for subir à noite, então, leve um jogo de pilhas extra. Nada disso pode faltar! Um barato...

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

Procure ir com um calçado apropriado para este tipo de prática esportiva, ou para realizar caminhadas de lazer nas montanhas de modo a propiciar conforto para os seus pés. Evite ir de calçado novo para realizar sua jornada nas montanhas.

O Acampamento do Terreirão fica na metade do caminho (cerca de 1 hora e meia de caminhada) e é um bom ponto de parada, portanto, ao atingir o acampamento do terreirão, monta-se o acampamento e aprecia-se o pôr-do-sol a 2.400 metros de altitude. Lembre-se de levar um fogareiro à álcool que também funciona bem por lá para realizar uma refeição quente e nutritiva e especial para repor os sais minerais.

Acampamento do Terreirão Acampamento do Terreirão Acampamento do Terreirão

Uma boa dica é ter muito cuidado para não molhar seu calçado. Leve meias de reserva, há perigo de congelar os dedos! Pra quem não tem um isolante térmico para dormir é bom levar pelo menos papelão para forrar o chão. Legal mesmo é acampar em noite de lua cheia no inverno! Além da aventura do frio, a visibilidade é bem outra.

Acampamento do Terreirão Acampamento do Terreirão Acampamento do Terreirão

Cuidado com sua comida! Os quatis são animais extremamente inxeridos e podem até furar sua barraca se sentirem o cheiro dela. Não alimente os quatis! Apesar de muito amigáveis, nossa comida pode causar sérios danos em seu organismo.

Depois de um descanso de em média 5 horas, os guias preparam o Chocolate da Madrugada, que deve ser acompanhado com sanduiches variados ou biscoitos.

Acampamento do Terreirão Acampamento do Terreirão Acampamento do Terreirão

Depois da refeição, lá por volta dàs 2:30 ou 3h00 da madrugada parte-se rumo ao Pico, que é alcançado depois de uma caminhada de aproximadamente duas horas e meia. Mais 45 minutos e chega-se à base, onde tem início o trecho mais íngreme, e para alcançar o topo são cerca de 40 minutos.

Para ver o nascer do sol do Pico da Bandeira é necessário planejar o horário de saída do acampamento, pois, chegar lá muito antes é furada! O vento é intenso e o frio é demais.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

Alguns nativos ("guias de turismo") experientes da região dizem que é melhor sair cedo para aproveitar a paisagem do Pico da Bandeira, enquanto outros guias entusiastas dizem que é pela caminhada na madrugada nas épocas de inverno.

Uma hora depois do nascer-do-sol, inicia-se a descida que deve durar de 3 a 4 horas até o acampamento da Tronqueira, onde chegaremos ás 11 horas da manhã.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

Pelo lado de Minas Gerais você tem que passar pelo Acampamento da Tronqueira, pelo Acampamento do Terreirão, onde a subida é mais leve, ficando íngrime somente na última parte do Pico da Bandeira, e pelo lado do Espírito Santo você pode acessar as áreas de Acampamento da Macieira e Acampamento da Casa Queimada que também são perfeitos para quem gosta de acampar e fazer churrasco. Ambos estão equipados com churrasqueiras e uma ótima estrutura.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

O percurso de trekking a partir do Acampamento da Casa Queimada apresenta 4 quilômetros com uma duração média de 3 horas de caminhada pesada para os iniciantes! Dependendo do templo, clima e outros fatores, de dia não faz frio como a noite. Dá pra ficar com uma roupa mais confortável como camisa e bermuda normalmente, dependendo da época.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

O Acampamento da Macieira (ES), fica a 1.800 metros de altitude, Acampamento da Tronqueira(MG) 1.970m, Acampamento da Casa Queimada(ES) a 2.160m e o Acampamento do Terreirão(MG) a 2.370m. Se você quiser saber mais sobre estes acampamentos, consulte nossa página de turismo nos pontos turísticos dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

O Trekking na cidade de Alto Caparaó é um dos esportes de aventura famoso aguardando o entusiasta de trekking no Parque Nacional do Caparaó por turistas e esportistas que são fascinados pelo inexplorado.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

Lembre-se de consultar a nossa página de Acampamentos se você for fazer o trekking noturno para ver o por do sol no Pico da Bandeira, ou se pretende simplesmente fazer um acampamento. Faça um CHECK-IN de verificação na sua listagem de itens necessários 2 vezes para realizar o trekking seguro.

Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas Caminhada nas Montanhas

Fica claro aqui que as atividades de esporte de lazer são amplamente difundidas e praticadas, elas levam a um determinado grau de excitação que promovem o prazer, despertam emoções, evocam tensões de forma controlada.

Se você gostou disso tudo e procura momentos de lazer ou esportes radicais, então, aproveite para se hospedar conosco! Nossa localização é estratégica para quem quer se deslocar e conhecer a cidade de Alto Caparaó, e outros pontos turísticos do Parque Nacional do Caparaó.

Chalé Localização Pousada
Chalé Localização Pousada

Desde já agradecemos a sua visita em nosso site! Venha conhecer a Hospedagens Som das Águas na cidade de Alto Caparaó em Minas Gerais, visite-nos! Faça o trekking no Pico da Bandeira, no Pico do Cristal, no Pico do Calçado e muitos outros lugares para superar seus limites e entrar em contato direto com a natureza!

Ir para o Topo da página

Skip Navigation LinksHome : Montanhismo