Hospedagens Som das Águas
Alto Caparaó, segunda-feira, 29 de maio de 2017
Skip Navigation LinksHome : Gastronomia

Comida Mineira

Comida Mineira

Ao se hospedar em nosso chalé, pousada ou casa você poderá saborear uma boa comida seguindo as tradições mineiras direta do fogão a lenha. A culinária de Minas Gerais talvez seja a que concentra a maior diversidade de pratos no Brasil, pois em cada região do estado há uma comida típica diferente, com ingredientes encontrados com fartura no meio rural.

Quase todos os pratos da cozinha mineira contam com legumes, frutos ou tubérculos nativos. Minas Gerais está para a gastronomia do Brasil, assim como também está para uma das melhores culinárias do mundo.

Comida no Fogão a Lenha Comida Mineira Caseira Comida Mineira Caseira
Comida no Fogão a Lenha Comida Mineira Caseira Comida Típica da Região

Há dois pratos que se destacam, oferecidos nas mesas de todas as casas mineiras, principalmente no interior: o Angu, muitas vezes confundido com a Polenta do sul mas que tem sua própria história, e o Feijão tropeiro.

Faça um prato bem colorido! As cores indicam uma variedade de vitaminas e minerais, reduzem a probabilidade de deficiências nutricionais.

Feijão Tropeiro Frango com Quiabo Sopa de Galinha
Feijão Tropeiro Frango com Quiabo Sopa de Galinha

A Cozinha Mineira seduz principalmente pelos aromas. E eles nunca saem da memória de quem já sentiu a cálida presença no olfato de um lombinho crepitando no forno, de um feijãozinho imerso em temperos, do torresmo saltando em pururuca numa velha travessa de ferro, da lingüiça que toma forma com seu principal tempero, a paciência, e onde as panelas agüentam horas sobre o calor para que as carnes se impregnem de sabores e liberem os aromas que calam fundo na memória de alguém que, algum dia, caminhou displicentemente pelas ruas de uma cidade do interior mineiro.

Comida do Tropeiro Mandioca com Pururuca Arroz e Feijão Mineiro
Comida do Tropeiro Mandioca com Pururuca Arroz e Feijão Mineiro

A comida mineira é pura tradição. De geração em geração, através de suas receitas mágicas, é na cozinha que a vida mineira se transmite e revela suas variadas influências: africanas, portuguesas e indígenas. O pão de queijo, por exemplo, se tornou um símbolo do jeito interiorano de Minas Gerais. As reuniões familiares são banquetes extraordinários: frango ao molho pardo, carne de porco, feijoada, arroz combinando com tutu, quiabo, couve e laranja fatiada.

Comida do Tropeiro Mandioca com Pururuca Arroz e Feijão Mineiro
Comida do Tropeiro Mandioca com Pururuca Arroz e Feijão Mineiro

A sobremesa não é menos farta e nela está uma das maiores invenções da humanidade: Romeu e Julieta, a perfeita combinação do queijo fresco de Minas com a goiabada. Existem também os licores, feitos de frutas típicas da região, como o pequi e a jabuticaba.

Comece a refeição com um bom prato de salada! As verduras são ricas em fibras que reduzem a absorção de carboidratos e gorduras, consequentemente diminuem a absorção energética.

Salada de Alface Crespa Salada de Alface Roxo Salada Mineira
Salada Mineira Salada de Alface Roxo Salada de Alface Crespa

Dispomos de uma grande quantidade de verduras do tipo Alface, Beterraba, Cebolinha, Cenoura, Couve, Couve-Flôr, Giló e também excelentes saladas. Para saber mais sobre nossas frutas e verduras, consulte nossa página de Horticultura e Fruticultura

Consuma pelo menos três porções de verduras e legumes e mais três porções de frutas diariamente! Esta é uma das diretrizes do Ministério da Saúde para a composição de uma alimentação equilibrada de pessoas saudáveis.

Fica claro que o mineiro come bem, e o dia todo. São tantas as especialidades da culinária que, após conhecê-las aqui, o turista, no mínimo, vai querer um cafezinho com queijo.

Ir para o Topo da página

Skip Navigation LinksHome : Gastronomia