Hospedagens Som das Águas
Alto Caparaó, quarta-feira, 26 de abril de 2017
Skip Navigation LinksHome : A Cidade

A Cidade de Alto Caparaó em Minas Gerais

Cidade de Alto Caparaó

Seu nome tem origem indígena e significa Águas que Rolam das Pedras ou Águas que Rolam da Serra ou Águas que Rolam das Montanhas, porém, existe uma lenda que diz que Ó era nome de um boi muito bravo que vivia dentro da área do Parque e, um dia, 3 boiadeiros subiram a serra e conseguiram laçar o Ó. Para comprovar o ato de bravura caparam o boi Ó, ficando a região conhecida como Caparaó.

Alto Caparaó está situada numa localização geográfica definida na Zona da Mata de Minas Gerais na divisa com o Estado do Espírito Santo ao lado do Leste do Estado de Minas Gerais e faz divisa com os municípios de Caparaó, Alto Jequitibá, Manhumirim e com Iúna no Estado do Espírito Santo, apresentando uma temperatura média anual de 22ºC a 24ºC.

Possui uma área de 104,5km2, a 20° latitude, 41° longitude e está aproximadamente a 997 metros de altitude, apresentando um clima frio devido à topografia muito acidentada da Região.

Cidade de Alto Caparaó Cidade de Alto Caparaó Cidade de Alto Caparaó

Em 1928 veio adquirir terras na região o senhor Francisco Valério pai de Joaquim Valério da Silva, considerada de família tradicional. Os primeiros estrangeiros que chegarem foram os Alemães, os Suíços, os Portugueses e os Italianos que vieram de Nova Friburgo, Estado Rio de Janeiro.

Fugindo de suas terras de origem, ou como imigrantes, depois vieram para Caparaó atraído pelo clima frio semelhante a suas Pátrias.

Cidade de Alto Caparaó Cidade de Alto Caparaó Cidade de Alto Caparaó

As primeiras religiões a surgirem foram; a Igreja Católica, Presbiteriana, Adventista e Batista, o que hoje a torna e da á uma característica própria, devido ás muitas religiões existentes. Alto Caparaó tem a sua origem por volta dos anos de 1900.

Em 1948 uma população de 600 moradores ocupando 80 casas já estavam registradas nesse povoado. Havia poucos costumes sociais. Era alguns bailes que se dançava o samba ou a valsa de três.

Cidade de Alto Caparaó Cidade de Alto Caparaó Cidade de Alto Caparaó

Também em 1948, chegou para esse Município o senhor Inimá Novaes de Campo, que juntamente com o povo fizeram mutirões, traçou ruas, pontes, praças e estradas, inclusive a que leva ao Pico da Bandeira, solicitando mais tarde um pedido ao Presidente da República para a criação de um Parque Nacional em Caparaó.

Em 1961 foi Criado o Parque Nacional do Caparaó. O Distrito de Alto Caparaó foi criado em 30 de dezembro de 1962.

Portaria no lado de Alto Caparaó Cidade de Alto Caparaó Portaria no lado da Pedra Menina

Em 1967 inspirado pelo sucesso de Fidel Castro em Sierra Maestra em Cuba, alguns revolucionários Brasileiros fizeram um acampamento de treinamento de Guerrilha no alto da serra do Caparaó durante a ditadura militar nos anos 60, no qual esconderam as armas nas montanhas do Parque Nacional do Caparaó.

Cidade de Alto Caparaó Cidade de Alto Caparaó Cidade de Alto Caparaó

A descoberta do movimento da guerrilha levou a localidade cerca de 10 mil soldados e a Força Área Brasileira para efetuar a prisão dos guerrilheiros.

Guerrilha Guerrilha Guerrilha

A presença de tanques de guerra e aviões de combate foi um fato que para sempre marcou a vida das pessoas que viviam em Alto Caparaó.

Guerrilha Guerrilha Guerrilha

Alto Jequitibá que era a cidade mais próxima ficou cheia de militares do exército, que segundo informantes da época ficaram hospedados nos prédios do Internato.

Foi um alvoroço, e qualquer estranho que era encontrado, o povo temia ser um guerrilheiro, e para muitas crianças da época, já era a guerra mundial que se aproximava, e isso ocasionou um certo tipo de pensamento entre muitos morados no fato de fazer planos para onde se esconder nas matas vizinhas, pedreiras e riachos, o que levar para não morrer de fome, etc...

Cidade de Alto Caparaó Cidade de Alto Caparaó Cidade de Alto Caparaó

Pela Lei n° 8.285 de outubro de 1982 o Distrito de Caparaó velho passou a se chamar Alto Caparaó e através do plebiscito popular, emancipou-se do Município de Caparaó em 1995.

A Cidade de Alto Caparaó é pequena, com pouco mais de 6 mil habitantes, no entanto se desenvolve rapidamente devido ao seu potencial turístico e proximidade ao Pico da Bandeira, e muitos outros Picos da Serra do Caparaó. Só entre o ano de 2007 e 2009 foram inauguradas 2 praças públicas, calçado mais de 20 ruas e ainda está sendo construído uma creche, uma escola, e já será ínaugurado em fevereiro o novo centro de saúde, e você pode saber mais sobre Alto Caparaó visitando nossa página de localização.

Com um grande potencial turístico, Alto Caparaó é conhecido em todo território nacional por suas belezas naturais, através das reportagens feitas pelo fantástico, terra de minas, mais os documentários da globo news e tv senado. Venha conhecer nossa cidade, você será muito bem vindo!

Além disso a cidade conta com uma infra-estrutura de hotés e pousadas para atender aos turistas, e você poderá saber mais sobre nossas Hospedagens para aproveitar todas as maravilhas do Parque Nacional do Caparaó, o qual tem como atrativo principal o Pico da Bandeira, o terceiro maior pico do país, no qual o Pico da Bandeira com seus 2.892 metros de altitude pode ser uma de suas inesquecíveis lembranças.

A Hospedagens Som das Águas proporciona conforto e qualidade a seus hóspedes que estão em viagens a lazer ou a negócios, sendo uma ótima opção para quem viaja a negócios ou a turismo e busca o conforto em um ambiente familiar e descontraído.

.
Chalés Alto Caparaó Pousadas
Chalé Alto Caparaó Pousada

A Hospedagens Som das Águas conta com uma infra-estrutura preparada para tornar sua estadia mais confortável e tranquila e com um atendimento diferenciado, hospitaleiro e atencioso, típico do povo do interior de Minas Gerais. Conte com os nossos serviços e venha conhecer o melhor de Alto Caparaó.

Ir para o Topo da página

Skip Navigation LinksHome : A Cidade